Sequência didática do texto : “Meu primeiro beijo”
Tempo previsto: De 4 a 6 aulas.
Indicação: 7º ano.
Avaliação será através do envolvimento e participação na
atividade expressa no texto.
1-Conversando sobre o texto:
Apresentar imagens
A- Por
que as pessoas valorizam sempre o
primeiro como no título, “Primeiro beijo”?
B- O
que é beijo – Beijo é bom?
C- Porque
beijamos uns e jamais beijariamos outros?
D- O
beijo faz parte de quais relações?
2-Discutindo
ideias construindo valores
“Uma adolescente disse ter beijado 30 meninos numa única
balada” J.S.S 13 anos
A- Qual
a sua opinião sobre ficar?
B- Como
você avalia o depoimento da adolescente?
C- Na
sua opinião, um relacionamento baseado na rotatividade de parceiros pode
envolver sentimento? E o respeito como fica?
3-Explorando
a linguagem. Releia o trecho:
“As contas de telefone aumentaram, depois diminuíram ... e
foi ficando nisso nisso”
A- O
uso do sinal grifado expressa:
( )
Amplia o sentido de diminuíram
( )
Demonstra que a palavra termina ali
( )
Demonstra uma o relacionamento esfriando
B- Que
tipo de linguagem é utilizada no texto, culta ou coloquial ? Retire do texto um
trecho que comprove.
C- O
que expressa o trecho “Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram”?
4-Escrevendo
sobre o texto.
A- Quais
são os personagens?
B- Que
e quando se passam os fatos?
C- Qual
o tema do texto?
D- Como
pode ser entendido a forma como o garota descreve “o Culta”?
E- Você
acha que o primeiro beijo é algo para ser guardado na memória?
F- E
possível perceber,o beijo teve continuidade? Justifique com suas palavras.
5-Produção
de texto - Tema :Um relato do dia -a -dia
envolvendo a primeira vez
Nenhum comentário:
Postar um comentário