domingo, 2 de junho de 2013

Reflexão

 A leitura faz parte da nossa vida cotidiana a todo momento nos servimos dela, como diz a poesia maravilhosa "Aula de Leitura", lemos os olhos amados, as mãos tremulas, o tempo encoberto, o volume da carteira, e até a louça na pia....

Um comentário:

  1. Leitura



    Segundo o crítico francês Albalat, "talento nada mais é do que assimilação". Assimilação que decorre de ler, do saber ler, do monitorar a própria leitura, do surpreender-se, do admirar-se diante do texto, o que leva a escrever o que se lê, a internalizar os recursos de expressão, a imitar, o plagiar, e recriar, a criar o próprio estilo.

    O ditado popular que diz "a primeira vez a gente nunca esquece", ei de concordar. Ao buscar na mente as centenas de vezes em que me peguei em dificuldades de produzir um texto sempre recorri a leituras de outros textos para então mesmo que para fraseando-os produzir o meu. O ato de de ler é tão grandioso que não o fazemos apenas com palavras , lemos gestos , objetos, rostos, imagens....
    Assim ao ensinarmos Língua Portuguesa devemos levar em conta as finalidades das leituras as quais empreedemos aos nossos alunos.

    Meus professores sempre foram rígidos e muito críticos em suas avaliações. As redações, tinham o tema definido na hora, eram realizadas somente em sala de aula, em pouco tempo. E ainda, deveriam ter as características de um texto original e sem erros de pontuação ou ortografia.Foi dessa forma que aprendi , mesmo com muita cobrança ,a gostar de ler e escrever.
    Hoje, distante dessas experiências, consegui entender o quanto ,mesmo que forçosamente , foi importante para mim ter o gosto pela leitura e escrita incentivado.

    ResponderExcluir